Abscesso - Bertolini

Está pagina será redirecionada em 3 segundos para o novo site Senses Cirurgia Plástica

atendimento@clinicabertolini.com.br

Abscesso

O que é?

O abscesso é resultado de uma infecção que forma uma cavidade preenchida com pus, composto por leucócitos (células de defesa do sangue), tecido morto e bactérias.

Os abscessos cutâneos podem ocorrer em qualquer parte da pele, mas são mais frequentes em áreas de dobra, como as axilas, virilhas e região perianal. Também é comum na região da base da coluna, quando decorrente do cisto pilonidal.

A causa do abscesso é geralmente uma infecção bacteriana. A bactéria invade a pele através de uma porta de entrada, como uma perfuração ou um folículo piloso, e pode se desenvolver ao redor de um corpo estranho na pele, como uma farpa.

Qualquer pessoa pode apresentar um abscesso, mas a sua ocorrência é mais frequente em pessoas com síndrome metabólica e obesidade, diabéticos, imunodeficientes, fumantes e usuários de drogas venosas.

Manifestações clínicas do abscesso

Um abscesso geralmente se apresenta como um nódulo avermelhado, quente, inchado e bastante doloroso. Dependendo da intensidade do quadro, pode ser acompanhado de febre, ínguas e mal-estar geral.

Se não for tratado, tende a aumentar de tamanho e pode se romper sozinho, liberando pus espesso de cor amarelada ou esverdeada e de odor fétido.

Tratamento

O tratamento do abscesso é feito através do esvaziamento do seu conteúdo e lavagem da cavidade para remover completamente o pus e tecido morto. Para isso, é preciso fazer uma incisão cirúrgica, após anestesia local.

A ferida resultante deve ser deixada aberta para que o pus continue drenando. Em alguns casos, pode ser necessária a prescrição de antibióticos para debelar a infecção, de acordo com a bactéria causadora.