Herpes - Bertolini
(11) 2615-1435
atendimento@clinicabertolini.com.br

Herpes

O herpes é uma doença causada por um vírus, que se apresenta como pequenas bolhas transparentes, principalmente na pele, lábios ou nos órgãos genitais. O herpes tipo 1 causa lesão oral, geralmente lábios ou na parte interna da boca. O herpes tipo 2 é o principal responsável pelo quadro de herpes genital.

O Herpes tipo 3 é mais conhecido como vírus da varicela, ou vírus da catapora. Após contato com o vírus durante a infância, este fica latente no organismo. Se houver algum estímulo e o vírus da varicela se desenvolver novamente, pode causar a doença, popularmente conhecida como “cobreiro”, ou Herpes Zoster.

É uma doença contagiosa e benigna, mas que costuma se manifestar por diversas vezes. A contaminação é através do contato direto com a lesão. Mulheres grávidas com histórico de herpes genital não devem ter parto normal, pois há risco de haver a contaminação do bebê no ato do nascimento. A recidiva do herpes pode se dar após um período de estresse, exposição prolongada ao sol, infecções ou em períodos de depressão ou baixa imunidade do organismo.

SINTOMAS

Inicialmente pode haver coceira e ardência no local onde surgirão as lesões. A seguir, formam-se pequenas bolhas agrupadas sobre área avermelhada e inchada. Quando as bolhas se rompem liberam um líquido repleto de vírus e formam-se crostas. Esta é a fase de maior perigo de transmissão. Todo o processo dura de 5 a 10 dias e não deixa cicatrizes.

Herpes(PHIL_1573_lores)

TRATAMENTO

O tratamento deve ser iniciado tão logo comecem os primeiros sintomas, assim o surto deverá ser de menor intensidade e duração; evite furar as vesículas; evite beijar ou falar muito próximo de outras pessoas, principalmente de crianças se a localização for labial; evite relações sexuais se for de localização genital; lave sempre bem as mãos após manipular as feridas, pois a virose pode ser transmitida para outros locais de seu próprio corpo, especialmente as mucosas oculares, bucal e genital.

Não se automedique. Procure sempre um médico quando do surgimento do herpes. O tratamento é feito com antivirais orais. Os antivirais tópicos são questionáveis, pois apenas diminuem a eliminação do vírus, mas não influenciam na evolução do surto. Em caso de surgimento de lesão de herpes zoster na região centro facial, pegando nariz e olhos, procurar um médico imediatamente, pois pode ser necessária internação para medicação venosa, a fim de evitar complicações como cegueira ou meningite.